Introdução, desenvolvimento e conclusão formam a estrutura da redação. Mas como dominar cada uma dessas partes para apresentar seus argumentos de maneira coesa e objetiva? Fique de olho neste post!
O texto dissertativo-argumentativo é o tipo de redação exigida no Enem e em vários vestibulares. Como o próprio nome diz, é necessário dissertar sobre um tema apresentando argumentos para embasar o seu ponto de vista.
A redação exige um parágrafo para a introdução, dois para o desenvolvimento e um para a conclusão. Lembre-se de que a quantidade de parágrafos do desenvolvimento pode variar um pouco, mas normalmente uma redação com o total de quatro parágrafos é suficiente.
Agora, anote o que fazer em cada uma dessas partes.
INTRODUÇÃO
Na introdução, além de apresentar o problema a ser discutido, você deve contextualizá-lo e relacioná-lo com aspectos sociais que justifiquem sua relevância.
Sua introdução deve trazer a contextualização, o tema e a tese.
Veja os detalhes da introdução abaixo:
Contextualização: considere usar o repertório sociocultural ao citar filmes, documentários e livros. Você pode usar dados históricos ou estatísticos, definições ou perguntas e até citações acerca do problema. Escolha uma dessas estratégias para iniciar a sua introdução.
Tema: atente-se ao tema proposto para delimitá-lo e expor os seus argumentos.
Se o enunciado pede uma redação sobre a educação digital, você pode escrever sobre os benefícios da educação digital ou a importância da cultura da educação digital no Brasil na atualidade ou ainda o papel das escolas na era da educação digital.
Perceba que é necessário definir bem o aspecto sobre o qual você desenvolverá seu tema para haver clareza, objetividade e coerência em sua redação.
Tese: é uma parte essencial da introdução, pois é a consideração a respeito do tema. A tese nunca deve refletir uma opinião ou crença pessoal, ser genérica ou, apenas, informativa.
A tese deve ser a elaboração do argumento principal sobre o qual você vai dissertar. Considerando o tema acima – educação digital – sua tese poderia ser estudos revelam que, mesmo que seja de grande importância, a educação digital nas escolas públicas do Brasil ainda é negligenciada.
DESENVOLVIMENTO
Nos parágrafos de desenvolvimento, você apresenta os argumentos, as justificativas que irão sustentar a sua tese, assim como os contra-argumentos.
No desenvolvimento, você deve expor sua afirmação ou tópico frasal relacionado ao objetivo de cada parágrafo, assim como a explicação, o exemplo e a conclusão sobre cada afirmação ou tópico frasal.
O objetivo dos argumentos é persuadir o leitor de que sua tese é embasada e coerente e, para isso, você pode usar no desenvolvimento:
- Exemplos ou analogias que demonstram os pontos positivos ou negativos de sua tese;
- Causas e consequências da tese levantada;
- Argumentos por dedução ou raciocínio lógico;
- Argumentos de autoridade;
- Argumentos de consenso.
CONCLUSÃO
Na conclusão, você resume a ideia principal usada para persuadir seu leitor e reafirma a tese proposta na introdução.
Faça uso das palavras-chave e responda ao questionamento feito no início, caso tenha feito algum. Apresente também as soluções do problema levantado.
Escreva uma conclusão curta, objetiva e coerente com a tese desenvolvida ao longo da redação.
E lembre-se de que a introdução é o “O quê?”; o desenvolvimento, o “Por quê?” e a conclusão, o “Portanto”. Isso significa que você não deve levantar novos questionamentos, deixar o leitor sem respostas ou apresentar soluções absurdas baseadas em clichês.
Esse post te ajudou? Comente aqui e compartilhe com os amigos.
Quer mais dicas sobre redação? Baixe o e-book gratuito 10 DICAS PARA ESCREVER UMA REDAÇÃO NOTA MÁXIMA.
Precisa de mais uma forcinha? O Curso On-line de Redação pode te ajudar. Fale comigo!
Para ter acesso a mais conteúdos sobre gramática, redação e dicas de estudo, inscreva-se no site e siga-me no Facebook e no Instagram.
Prof. Liza
Комментарии