O Enem vem aí e a proposta de intervenção também! Então, aproveite e salve esse post para mandar bem nos 5 elementos necessários para uma proposta de intervenção completa.
Para facilitar, vale lembrar que a proposta de intervenção não se trata de uma solução efetiva de um problema.
O objetivo da proposta de intervenção é que você demonstre que sabe argumentar sobre uma ideia que possa amenizar um problema, seja ele qual for.
Por isso, na sua conclusão, você apresentará a sua proposta de intervenção ao problema discutido ao longo da introdução e do desenvolvimento da sua redação.
Para isso, você precisará usar os 5 elementos abaixo para uma proposta completa.
1º ELEMENTO: AÇÃO – O QUÊ?
Em sua proposta, você deve sugerir uma ação, ou seja, o que deve ser feito para a resolução do problema.
Lembre-se de usar verbos de ação para definir a intervenção, tais como: criar, desenvolver, projetar, dividir, veicular, distribuir, realizar, fazer, etc.
Exemplo: É necessário criar campanhas de incentivo à leitura.
2º ELEMENTO: AGENTE – QUEM?
Ao sugerir uma ação, você deve informar o agente, ou seja, o responsável pelo planejamento e pela execução da ação.
Como exemplo de agentes, você pode usar o famoso gomifes: governo, ongs, mídias, instituições, família, escola, sociedade.
Exemplo: É necessário que o Ministério da Educação, em conjunto com as escolas, crie campanhas de incentivo à leitura.
3º ELEMENTO: MODO – COMO?
Esse elemento também é importante para a construção da sua proposta. Você precisa informar a maneira, o modo como será feita a ação. Você pode marcar o modo usando expressões como: por meio de, por intermédio de, mediante.
Veja o exemplo: É necessário criar campanhas de incentivo à leitura por meio de palestras educativas e propagandas.
4º ELEMENTO: EFEITO – PARA QUÊ?
Em química, toda ação gera uma reação. Na sua redação, também! Por isso, lembre-se de definir objetivamente o efeito da ação sugerida para amenizar o problema em questão.
Veja o exemplo: É necessário criar campanhas de incentivo à leitura por meio de palestras educativas e propagandas para que os jovens percebam a importância do hábito de ler e o quanto esse hábito interfere no desenvolvimento do seu próprio senso crítico.
5º ELEMENTO: DETALHAMENTO – EXEMPLOS OU EXPLICAÇÃO.
Você deve dar exemplos ou explicar os detalhes da sua proposta de intervenção para que ela se torne clara para o leitor.
Lembre-se de que não é necessário ter várias propostas de intervenção. O detalhe não se trata disso. Se você tem bem definida uma única proposta, você deve detalhar essa proposta.
Exemplo: É necessário criar campanhas de incentivo à leitura por meio de palestras educativas e propagandas nas redes sociais e em locais públicos de grande circulação de pessoas, como escolas, ônibus, estações de trem e metrô, para que os jovens percebam a importância do hábito de ler e o quanto esse hábito interfere no desenvolvimento do senso crítico.
Lembre-se de que o importante na proposta de intervenção, além de expor claramente os 5 elementos acima descritos, é apresentar uma proposta coerente com o que foi escrito ao longo da redação.
A banca examinadora, além de considerar questões de linguagem, conteúdo e forma, analisa a coerência de seus argumentos, uma vez que isso demonstra sua capacidade crítica ao discutir sobre determinado tema.
Por isso, esteja atento à estrutura da redação e anote ainda as 5 dicas a seguir para garantir uma redação nota máxima:
1- Organize suas ideias ao ler os textos de apoio;
2- Escreva seus argumentos em tópicos;
3- Separa os problemas das soluções;
4- Defina o tópico frasal de cada parágrafo;
5- Construa seu discurso de forma bem fundamentada.
Esse post te ajudou? Comente aqui e compartilhe com os amigos.
Quer mais dicas? Baixe o e-book gratuito 10 DICAS PARA ESCREVER UMA REDAÇÃO NOTA MÁXIMA.
Para ter acesso a mais conteúdos sobre gramática, redação e dicas de estudo, inscreva-se no site e siga-me no Facebook e no Instagram.
A gente se vê em breve! E, lembre-se: O Segredo do Saber é a Prática!
Prof. Liza
Comments